sábado, 30 de março de 2013


TEODOLITO



O teodolito é um instrumento criado em 1787  para medir posições relativas em grandes distâncias.
O primeiro teodolito era muito pesado e complicado de se manusear. Com o tempo foram surgindo teodolitos mais eficientes. Atualmente  a maioria parece um telescópio com movimentos graduados na vertical e na horizontal, e montado sobre um tripé centrado (norteado) e verticalizado, podendo possuir ou não uma bússola incorporada.
Ele é utilizado utilizado em topografia, navegação e em meteorologia. Realizando medidas de  ângulos verticais e horizontais. Basta posicioná-lo em um ponto e fazer a pontaria mirando em outro ponto.


Para fazer um teodolito você vai precisar de:


Materiais:




  • 1 Recipiente plástico redondo, com tampa;
  • 1 Cópia de um transferidor;
  • 1 Pedaço de papelão;
  • Aproximadamente 15 cm de arame;
  • 1 Canudo ou parte de uma antena de TV;
  • Cola;
  • Tesoura;
  • Durex.


Modo de fazer:
Colar a tampa do recipiente de ponta cabeça, de modo que o seu centro coincida com o do transferidor. Para isso, deve-se traçar, na tampa, dois diâmetros, fazendo um furo onde estes se cruzarem. Após isso use o arame para alinhar a tampa ao transferidor.


                


Parte do arame servirá de ponteiro para a leitura dos graus, para isso, faça dois furos, diametralmente opostos, na lateral do copo, próximo a borda. Após isso atravesse com o arame os dois furos.



Realize o mesmo processo, próximo a base do recipiente, com a antena ou com o canudo, de forma que fique paralelo ao arame. Para refinar essa mira, cole na extremidade do tubo dois pedaços de linha formando uma cruz.



Encaixe o copo na tampa e assim estará pronto o seu teodolito!



Para medir um ângulo, a partir de sua posição, entre dois pontos,seja na horizontal ou na vertical, basta alinhar a indicação 0º com o ponteiro e girar a mira até avistar o outro ponto e fazer a leitura dos graus indicado pelo ponteiro.

Grupo 2: A Matemática dos parques de Diversões.
Amanda Cristina dos Reis - Nº 02
Daniela Matos Nascimento - Nº 13
Fernanda Mota de Oliveira - Nº 15
Suellyn Coutinho Bernardes - Nº 32
Tamires Dantas Campos - Nº 33

quarta-feira, 27 de março de 2013

Image Meter
Oi Galera Linda, todos bem? :)


Aqui estarei postando basicamente a respeito do aplicativo que iremos trabalhar nos Tablets da Escola.

 Image Meter <<<<<<


ImageMeter permite anotar dimensões, ângulos e áreas em suas imagens com facilidade. Não há mais necessidade de desenhar um esboço de seu apartamento novo, a fim de planejar um novo móvel Basta tirar uma foto e anotar as dimensões em seu telefone ou tablet.


 Aqui esta o link para o site em ingles com um "manual" de como usar este aplicativo.

Para maiores informaçoes acessem os links abaixo que sao uteis para o desenvolvimento do projeto.

Site na PlaySotre: Link



   

terça-feira, 26 de março de 2013

Teodolito - Resumo

O teodolito foi inventado pelo italiano Ignazio Porro, em torno de 1835. Com movimentos graduados na vertical e na horizontal, podendo ser montado sobre um tripé centrado (norteado) e verticalizado, possuindo ou não uma bússola incorporada, sendo um instrumento que permite a medição de distância, elevação, direção, levantamento topográfico e medição de posições relativas.

Montagem



·         Copo plástico 180 ml ou 200 ml (resistente).
·          Pedaço de cano ou canudo de papelão oco na forma de cilíndrico reto com 20 cm.
·         2 transferidores (180 e 360 graus).
·         Suporte de madeira ou papelão (conforme se vê na figura).
·         3 cabos de vassouras ou similares.
·         Pedaços de cordão e linha (resistente à quebra).
·         Base de madeira – medindo 20 cm x 20 cm.
·         Base de madeira circular (para encaixar no fundo copo ou pote plástico).
·         Nível de bolha (frasco de 1 ml de perfume ou similar).
·         1 parafuro grande (espessura fina ou média) com 2 ruelas e 1 porca para o mesmo.
·         2 parafusos pequenos com 4 arruelas e 2 porca para o mesmo.
·         Prumo (Peso em forma de seta ) feito de cimento ou gesso ou de ferro (algo pesado!)
·         Cola, tinta, pincéis.


- Alexandre Mano
- Camila Almeida
- Luiz Eduardo
- Marcela Nunes


Grupo 6: As arquiteturas matemáticas de São Paulo










Grupo 8: Bruna Silva Gonçalves
    Catarina Panício
 Flávia Nicácio
                 Giovanna Brunelli Monte
 Lídia Cardoso
Vitória Polisel






segunda-feira, 25 de março de 2013


Teodolito (Pesquisa - grupo 8)

  O teodolito é um instrumento óptico de medição de posições relativas. É muito utilizado em topografia, navegação e em meteorologia; funciona com uma óptica (por vezes duas), montada num tripé, com indicadores de nível, permitindo uma total liberdade de rotação horizontal ou vertical; mede distâncias relativas entre pontos determinados, em escala métrica decimal (múltiplos e sub-múltiplos). É composto por partes ópticas e mecânicas. No seu interior, possui prismas e lentes que ao desviar o raio de luz permite uma rápida e simples leitura dos limbos graduados em graus, minutos e segundos.



    Eixos e círculos de um teodolito                                                                           Diagrama de um teodolito ótico

Exemplo de uso:

  Calcular a área de um local: primeiramente o teodolito é posicionado no primeiro ponto, de forma que totalmente nivelado com o eixo de gravidade do local e que o 0° do movimento horizontal esteja direcionado a um ponto de referência no Pólo mais próximo. Depois, o segundo ponto, marcado com uma estaca ou outro ponto (como uma árvore), é mirado através do telescópio, e a angulação obtida é medida na horizontal e na vertical. Usando uma fita métrica, mede-se a distância entre os dois pontos. Seguindo esse raciocínio, à distância e os ângulos vertical e horizontal entre os outros pontos do local a ser estudado são medidos e a área pode ser calculada. Muito usado na metalurgia, por exemplo.



  Algumas fontes informam que o primeiro teodolito foi construído em 1787 por Ramsden e outras que foi inventado pelo italiano Ignazio Porro, em torno de 1835.  Os teodolitos antigos eram demasiado pesados e a leitura dos seus limbos era muito complicada. Em 1920, Enrique Wild construiu círculos graduados sobre vidro, para conseguir menor peso e tamanho e maior precisão, tornando a leitura mais fácil.
  Desde essa altura, múltiplos teodolitos mais especializados foram surgindo, permitindo mais rigor nas medições de ângulos em áreas tão diversas como a topografia e a engenharia. Hoje já existe uma diversidade de teodolitos para diversos tipos de usos, precisões e alcances. Estão disponíveis no mercado teodolitos automáticos que, por meio de dispositivos eletrônicos, fazem a leitura dos pontos e os armazenam na memória, sendo possível exportá-los por software para confecção de mapas com as características topográficas do local medido. Conforme reportagem da Revista Escola, um teodolito custa entre 5 e 10 mil reais.

Teodolito mecânico

sexta-feira, 8 de março de 2013

Títulos do Projeto.

E ai galera linda, todos bem? Com o projeto de Matemática que estamos trabalhando, vocês poderão escolher três temas para trabalhar. É de livre escolha de vocês.


  • As arquiteturas Matemáticas de São Paulo
  • Rodas e Calotas um estilo moderno matemático para os automóveis.
  • A matemática no parque de diversões

E quem quiser algum outro tema que acha melhor (sugestão nos cometários), poderá escolher sem problemas o importante é ter a matemática envolvida meus queridos.


LEMBRANDO: Algum tema que tenham em mente, comentem abaixo da postagem.

Obrigado pela atenção.